[Resenha] Viva Para Contar

domingo, 26 de agosto de 2012

| | |
Viva Para Contar - Lisa Gardner

Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 480
Lançamento: 2012
Skoob
Sinopse: Em uma noite quente de verão, em um bairro de classe média de Boston, um crime inimaginável foi cometido: quatro membros da mesma família foram brutalmente assassinados. O pai é o possível suspeito e agora está internado na UTI de um hospital, entre a vida e a morte. Seria um caso de assassinato seguido por tentativa de suicídio? Ou algo pior? D. D. Warren, investigadora veterana do departamento de polícia, tem certeza de uma coisa: há mais elementos neste caso do que indica o exame preliminar.

      O livro é escrito sob o ponto de vista de três mulheres. D.D. Warren é uma investigadora encarregada de dois casos. Os dois são de uma família inteira assassinada. Ainda não se sabe se os crimes estão relacionados, o motivo, nem quem cometeu os assassinatos.
     Danielle é enfermeira e trabalha numa ala de psiquiatria infantil de um hospital. Seu pai assassinou a família inteira há 25 anos e ela é a única sobrevivente.
     Victória tem um filho, Evan, com psicose grave, que ela já não dá conta de cuidar.
"Quando uma pessoa abre mão de algumas partes de si mesma, nunca mais consegue recuperá-las."
     A narrativa de Danielle e Victoria é em 1ª pessoa, nos mostrando assim seus conflitos internos e suas dificuldades para lidar com tudo que acontece. Já a narrativa de D.D. é em 3ª pessoa.
     Na busca de respostas para os assassinatos das duas famílias, a vida das três vai acabar se cruzando. 
     Eu não gostei muito de D.D. Ela pensa em sexo e comida o tempo todo e a achei arrogante. Gostaria que ela fosse o tipo mais inteligente e menos metida. Danielle sofre muito por causa do seu passado, ela não consegue perdoar o pai pelo que ele fez e ainda não entende o que aconteceu naquela noite horrível. Victoria abriu mão de tudo na sua vida para tentar cuidar do filho. É uma mulher triste, que sofre nas mãos de Evan; ele só tem 8 anos, mas é capaz de fazer coisas horríveis.
     Durante a leitura eu imaginava várias vezes que tinha uma boa ideia do que estava acontecendo, mas as coisas sempre eram bem mais complicadas. Pra mim o fim poderia ter sido mais explicado, fiquei com a sensação de que não entendi alguma coisa, mas a leitura flui muito bem, principalmente por os capítulos não serem grandes.
     Uma coisa que me incomodou foram as excessivas N.T. Tinha muita explicação totalmente desnecessária, tipo: uma menina chama a mãe para comprar roupas para começar as aulas e lá estava a bendita N.T. explicando que naquele país muitas escolas não usam uniformes. Muito desnecessário.
     É um livro que traz o tema de crianças psicóticas, o que foi bem diferente e interessante. Pra quem gosta do gênero é uma ótima leitura.