[Resenha] O Sonho de Eva

sábado, 15 de setembro de 2012

| | |
O Sonho de Eva - Chico Anes

Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 304
Lançamento: 2012
Skoob
Sinopse: Dra. Eva Abelar, autoridade mundial em sonhos lúcidos, é informada de que seu filho, Joachim, uma criança autista, desaparece na mesma noite em que sua irmã, Anna, pula do 20º andar de um edifício em São Paulo. Anna era a principal cientista do projeto DreamGame, invento revolucionário que permite à pessoa jogar enquanto dorme. Eva é convidada pela empresa Yume a assumir o lugar da irmã e, à procura de respostas, se envolve em uma trama perigosa, que alcança os limites dos desejos inconscientes do homem. Enquanto usa seus conhecimentos para desvendar a morte de Anna e reencontrar Joachim, Eva descobre o quanto a sociedade está vulnerável à tecnologia e aos estímulos subliminares, e como esses estímulos podem sequestrar a liberdade e extinguir o livre-arbítrio.


     O livro começa com o suicídio de Anna, irmã da Dr.ª Eva Abelar. Anna trabalhava na empresa Yume desenvolvendo um projeto revolucionário em sigilo.
     Eva é uma psicóloga que pesquisa sonhos lúcidos, acreditando na capacidade de ficarmos conscientes enquanto sonhamos. No dia da morte da irmã, seu filho Joachim, portador de autismo, também desaparece.
     Eva acredita que a empresa Yume e o projeto que sua irmã desenvolvia estão ligados à morte dela e ao desaparecimento de seu filho. Assim, apesar de ser aconselhada a se manter longe da empresa, Eva aceita ir para a China trabalhar na empresa e continuar o trabalho da irmã em busca de respostas.
"Só experimentando a liberdade poderá encontrar o que procura. E a liberdade, mulher, é um jogo em que se aposta nada mais, nada menos que a própria lucidez."
     A ideia do livro em torno dos sonhos é super interessante. O projeto DreamGame, que permitirá que as pessoas joguem dentro de seu próprio sonho é algo realmente de outro mundo e até assustador. Imagine só!
     A trama é cheia de mistérios. Eva vai descobrindo os planos da empresa e arriscando a própria vida lá dentro para descobrir onde seu filho está e o que realmente aconteceu com a irmã. É de roer as unhas o tempo todo! E suas experiencias com seus próprios sonhos fazem com que ela lide com as coisas que ela escondeu no fundo de sua mente e entenda melhor a si mesma.
     Eva conta com a ajuda de Alec, que do Brasil tenta conseguir mais informações sobre a empresa e seus planos e vai repassando as informações para ela lá na China quando possível. Também há algumas pessoas que trabalham com ela na China que vão tentar ajudá-la. E todos correm sérios riscos. Eva não sabe em quem confiar e eu também fiquei na dúvida quanto a muitos personagens durante a leitura, e alguns realmente surpreendem.
     O livro tem coisas como o conto (?) do João Cogumelo (vocês entenderão quando lerem) que me fizeram refletir muito. Essa parte foi muito interessante. Será que estamos mesmo vivendo? Ou é um sonho, um coma profundo?
     Eu peguei o livro pra ler e terminei no mesmo dia. Apesar de ser um tema aparentemente complexo a leitura flui muito bem e o livro é bem escrito. Gostei muito!
     A diagramação é simples mas eu adorei essa capa. Ficou linda, linda!
     Mais um livro nacional que eu tive orgulho de ler.