[Resenha] O diário de Suzana para Nicolas

quarta-feira, 28 de março de 2012

| | |
    O Diário de Suzana Para Nicolas - James Patterson


Editora Arqueiro
Número de páginas: 224
Lançamento: 2011
ISBN: 978-85-8041-027-3
Skoob
Avaliação: 4/5


SinopseDepois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.


     Eu tinha muita, mas muita expectativa quanto ao livro. Li resenhas super marcantes sobre ele e senti que necessitava comprá-lo.
     O livro conta a história de Katie, que, numa noite, sem nenhuma explicação ou motivo viu seu relacionamento com Matt chegar ao fim. Uma noite que Katie imaginava que seria perfeita.
     Matt deixa um diário na porta de sua casa no dia seguinte. Ao ler o nome que está na capa - O Diário de Suzana para Nicolas - Katie reconhece o nome Suzana como sendo o nome da ex-mulher de Matt. O nome dela é a única coisa que Katie sabe sobre o passado de Matt, pois ele nunca quis falar sobre o assunto.

"Jamais imaginaria o efeito perturbador que aquelas páginas poderiam ter sobre ela. É claro que não havia sido apenas o diário que a deixara tão confusa e tensa."

     Assim, o livro intercala entre Katie - em terceira pessoa - seus sentimentos e ações, e o que está escrito no diário que Suzana escreveu para o filho, Nicolas.
     Suzana deixa para Nicolas seus sentimentos, fatos ocorridos quando ele era pequeno, a história de como conheceu Matt e lições que ela aprendeu na vida e que gostaria de deixar registrado para ele.
     Á medida em que Katie (e a gente) vai lendo o diário, ela entende porque Matt nunca quis falar do seu passado, sua história de vida e o motivo do término do namoro.
     
     Eu li o livro de uma tomada só. É uma escrita bem simples e flui muito bem. Porém, não encontrei no livro tudo aquilo que encontrei nas resenhas que li. A história é bem bonita, forte, mas pra mim não foi tão emocionante. Eu esperava fechar o livro e perder o fôlego, até chorar eu achei que ia, mas não foi o que aconteceu. Traz reflexão? Muita! O problema é que eu esperei DEMAIS do livro. E no fim, fiquei me perguntando se era realmente necessário ele ter terminado com ela. Eu imaginava uma coisa totalmente diferente (que o Matt era um crápula safado)
     Muita gente amou de paixão, então leiam; Porque, sim, vale a pena.



6 comentários:

  1. Cara, quando li a sinopse desse livro um tempo atrás, eu achei super interessante. Parece ser um drama bem interessante (: Você não encontrou TUDO AQUILO que achavam? Vive acontecendo isso comigo e me ferro HAUSHAHUA

    Beijos, World of Carol Espilotro xx
    http://carolespilotro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente cria expectativa demais é assim mesmo né?! hehe
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Faz bastante tempo que estou interessada neste livro, que muitas pessoas dizem que choram. Acho que você é a primeira que não considerou ele incrivelmente incrível. Acho interessante a versatilidade do autor, que escreve suspenses e se aventurou em um bom romance meloso.
    Tá na minha lista de desejados com certeza.

    www.amorporclassico.com

    ResponderExcluir
  3. Ah eu quero tanto, tanto ler este livro.
    Li algumas resenhas além da sua e de fato você foi a única que não se emocionou plenamente, e mesmo assim disse que a história é bonita.
    Passei por isso muitas vezes, de não chorar escandalosamente com uma leitura como a maioria dos outros fazem e isso é bem legal, porque vamos nos conhecendo através daquilo que nos emocionam.
    Parabéns pela resenha, e pelo blog. Lindo!
    Um beijo ;*

    Juliana . Oliveira
    http://linhasdeencanto.blogspot.com/
    @Julymg2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada JUliana!
      E leia mesmo, pq apesar das minhas expectativas frustradas o livro é muito bom! :)

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante. :)