[Resenha] Contato Visual

sábado, 10 de março de 2012

| | |
Contato Visual - Cammie McGovern


Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 306
Lançamento: 2010
ISBN: 978-85-99560-39-6

Skoob
Avaliação: 4/5

SinopseEnquanto as crianças brincam no playground de Woodside Elementary School, dois alunos, uma garotinha e um garoto, desaparecem, sendo vistos pela última vez atravessando o campo de futebol em direção ao bosque atrás da escola. As horas passam e então apenas um deles, Adam, um garoto de nove anos com autismo, é encontrado vivo, a única testemunha de um assassinato incompreensível. Verbal apenas nos melhores dias, Adam recua em seu mundo silencioso que Cara, sua mãe, conhece muito bem. Com a comunidade em choque e seu filho incapaz de ajudar na investigação policial, Cara tenta decifrar os enigmáticos acontecimentos.


     Antes de ler eu não tinha muita expectativa sobre o livro, mas por se tratar de autismo eu acabei pensando que poderia ser uma boa leitura. Aí resolvi ler logo.
     Duas crianças desaparecem do primário de uma escola. Só uma é encontrada viva.
   O menino é Adam, que sofre de autismo e não sabe contar o que aconteceu. A menina é Amelia, encontrada morta, esfaqueada. Ninguém viu nada ou ninguém suspeito.


"A situação toda a deixa triste, incapaz de pensar no grande pântano cinzento do futuro de Adam. Matemática não é a matéria mais difícil para ele na verdade. A matéria mais difícil é a vida, e tudo que diz respeito a vivê-la."


      O livro é intercalado entre várias pessoas e histórias.
      Temos Cara, a mãe de Adam, que narra suas próprias lembranças do tempo de escola. Cara tenta descobrir o que houve através dos sinais que seu filho apresenta, através de suas mudanças de comportamento.

"Tudo em Adam parece diferente, e ela acredita que nessas diferenças estão pistas para o que aconteceu, se for capaz de interpretá-las corretamente."

     Temos Morgan, um estudante da escola que se ofereceu como voluntário para ajudar Adam depois do assassinato. Sua intenção é tentar descobrir o que aconteceu e se redimir de seu próprio crime.
     Temos Adam e suas pequenas e fragmentadas lembranças do que aconteceu naquele dia.
     Ainda há outros relados e personagens, mas não vou mencionar para não detalhar demais a história.
     O acontecimento liga e religa estes personagens e, no fim, o que realmente aconteceu não é esperado em momento algum do livro.
     É um livro sobre a realidade do autismo, a importância e o real sentido da amizade e sobre o amor. Valeu a pena!


6 comentários:

  1. Olá!

    Eu ainda não li, mas já acompanhei várias resenhas e já tive mtas recomendações sobre esse livro.

    O que mais me chama atenção é a narrativa intercalada. Eu acho esse um interessante recurso e ajuda bastante na compreensão.

    Tenho vontade de ler!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  2. Oi Lorrine!!!

    Primeiro, muito obrigada pela visita e comentário... Volte sempre!!!
    NUNCA tinha ouvido falar nesse livro... E olha que sou parceira da NC!!! rsrs
    O livro parece ser interessante, apesar de não fazer muito o meu estilo. É o tipo de enredo que eu acharia legal em um filme, não num livro, sabe?!

    Beijos, Ká!!!
    Walking in Bookland

    ResponderExcluir
  3. Oi, adorei o blog.
    Não conhecia esse livro, mas eu gosto desse tema, em especial por tratar do autismo, ultimamente comprei um livro que tmb aborda este assunto e espero ler em breve.
    Amei sua resenha, bastante direta.bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jacqueline!
      Gosto de ser objetiva nas minhas resenhas, que bom que gostou! :D

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante. :)