[Resenha] Água Para Elefantes

domingo, 15 de janeiro de 2012

| | |

Água para Elefantes - Sara Gruen


Editora: Arqueiro/Sextante
Nº de páginas: 272
Lançamento: 2011
ISBN: 978-85-99296-15-8
Skoob
Avaliação: 4/5




Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.


    Jacob tem agora 90 ou 93 anos, não se lembra muito bem. Vive numa casa de repouso desde que sua esposa faleceu. E é deste lugar que somos transportados pelas lembranças de Jacob para o circo onde ele trabalhou na juventude como veterinário.
     Jacob nos conta como foi parar num circo. E não foi um período fácil, tendo que lidar com o inconstante August, chefe do setor de animais; aceitar o modo como os animais às vezes eram tratados; lidar com seu amor por Marlena e por Rosie, a elefanta; ajudar seus poucos amigos a escaparem das garras de Tio Al, dono do circo.

     "Não falo muito sobre esses dias. Nunca falei. Não sei por quê - trabalhei em circos por quase sete anos, e se isso não é assunto para conversas, não sei o que mais pode ser. Na verdade, eu sei por que não falo sobre isso: nunca confiei em mim. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei - pelo resto de sua vida e depois. Em 70 anos, nunca o revelei a ninguém."


      A leitura do livro é leve e a história é muito bonita. Eu me comovi mais com a parte do Jacob já idoso morando no asilo do que com a história dele no circo. O Jacob senhor me conquistou mais do que o jovem Jacob. Achei-o encantador. E o final é uma graça. :)
     Dei nota 4 porque esperava mais da fase do circo, não achei tão emocionante assim. Mas é uma leitura que recomendo!


     Eu ainda não vi o filme, mas ta aí o trailer pra quem quiser conferir. 
     Boa leitura!



   

4 comentários:

  1. Pedi esse livro de niver mas infelizmente não ganhei... a história não me chamou tanta atenção, mas tenho visto resenhas bem positivas sobre o mesmo...
    Mais pra frente tentarei comprar!

    Um beijo,
    Nica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que vc tenha a oportunidade de ler, Nica!
      Bj

      Excluir
  2. Esse livro ja vi muitas resenhas, mas nao me interessei ainda mesmo tendo ele de ler.... Pela sua resenha fiquei mais curioso...

    bjos

    Philip Rangel
    Entrando Numa Fria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não me interessava muito, mas depois que saiu o filme eu pensei que valeria dar uma chance. ^^

      Excluir

Obrigada pela visita!
Sua opinião é muito importante. :)